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Duração

75 horas em 10 meses; um sábado por mês.

Horário

8h00 às 15h 30m.

Número de Alunos

máximo de 12 alunos.

Local

Centro de Terapia Cognitiva Comportamental de Bauru –Rua Padre João 17-75, Santa Tereza, Bauru/SP – Fone: (14) 3214 – 3247 ou 3214-3343 – com Vânia Nobre, e-mail: vania-ctcbauru@hotmail.com.

Curso Avançado com Práticas Específicas de TCC

CURSO AVANÇADO EM TCC: COMO RESOLVER SEUS DESAFIOS

Local: CENTRO DE TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL DE BAURU

Desconto de 20% para Alunos formados no CTCCBauru, ITC-SP, CTCVeda, CTCMarília e CTCRioVerde.

Coordenação e Supervisão:

Psicólogo CRP 06/24020-2 – Professor Arnaldo Vicente, Especializado em Terapia Cognitiva Comportamental, formado pelo Instituto de Terapia Cognitiva, em São Paulo. Presidente da Oficina de Pensamento – OSCIP. Ex-Presidente da Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva. Ex-Professor-Supervisor do ITC-SP.

Monitoras:

Psicólogas Viviane Siqueira, CRP 06/87220, Rosemary Pandolfi, CRP 06/27923-3 e Daniela D’Alquimin, CRP 06/87219, Terapeutas Cognitiva Comportamental formadas pelo Centro de Terapia Cognitiva Comportamental de Bauru. Membros atuantes da Oficina de Pensamento – OSCIP.

Programa:

O Programa oferece conteúdos que contribuem para o aprimoramento Teórico e Prático do profissional já formado, comprovadamente, em Terapia Cognitiva; sempre utilizando os casos clínicos atendidos pelo mesmos ou pelo professor e monitores do curso.

1- Esclarecer dúvidas e diminuir dificuldades de seguir e se beneficiar pelas estruturas das sessões: entrevistas iniciais, primeira sessão, segunda e demais sessões. Revisão de ítens de sessão, como agenda, tarefas, cartões de enfrentamento, resumos periódicos, entre outros.

2- Esclarecer dúvidas e diminuir dificuldades na organização, definição e operacionalização na Lista de Problemas e Metas de seus pacientes de modo a contemplar metas de promoção e amadurecimento; evitando metas de superproteção e depressão.

3- Esclarecer dúvidas e diminuir dificuldades na construção do Planejamento de Intervenção sobre a Lista de Problemas e Metas em harmonia com a conceituação cognitiva de seu paciente, considerando a sua hierarquia de necessidades e metas objetivas e ou subjacentes; de modo flexível.

4- O papel da empatia e da aliança terapêutica na otimização e execução das submetas de seus pacientes, durante o processo terapêutico.

5- Aprimoramento de sua habilidade no Questionamento Socrático, afim de compreender as diferentes Estratégias Compensatórias utilizadas pelo mesmo paciente e suas funções compensatórias, inclusive como expressão dos transtornos de personalidades.

6- Esclarecer, apenas aos alunos que são psicólogos, dúvidas e diminuir dificuldades na aplicação e interpretação dos Inventários de Beck.

7- Apresentação e utilização dos Conceitos sobre: Os Cinco Pilares da Autoestima Cognitiva como ferramenta para formar a Hipótese Cognitiva Inicial; otimizando a compreensão, intervenção e integração dos esquemas de Beck. Podemos compreender e melhorar a Autoestima Cognitiva analisando-a em cinco tópicos: Competência Pessoal, Segurança Pessoal, Aceitação Social, Valorização Interpessoal e Atualização e Integração Metacognitiva.

8- Como utilizar a fórmula de Salkovskis no Diagnóstico Inicial desenvolvendo o trabalho terapêutico positivo, compreendendo e atualizando constantemente seus pacientes sobre o seu real e dinâmico potencial formando uma nova lista cognitiva comportamental: a Lista de Superações e Conquistas Cognitiva(LSCC).

9- Identificação e Desafio de pans de tristeza, ansiedade e raiva; aprimoramento e otimização desta poderosa ferramenta criada por Aaron Beck para o gerenciamento de sintomas apresentados pelos pacientes. Esclarecer dúvidas e diminuir dificuldades dos terapeutas quanto a execução eficaz da técnica considerando os casos atendidos pelos mesmos. Quais os fatores que podem tornar os desafios ineficazes. A resistência do paciente, inicial ou frequente, em fazer os desafios de pan na sessão ou entre elas.

10- Esclarecer dúvidas e diminuir dificuldades em desafiar pans utilizando a Fórmula de Salkovskis, percepção automática e elaborada. Como transformar raciocínios de aversão por raciocínio de possibilidade. O Benefício da Dúvida no desafio pragmático no caso do TOC.

11- O papel dos Erros Cognitivos identificados nos pans e sua relação com transtornos psicológicos específicos. O trabalho intensificado com erros cognitivos específicos a cada transtorno. Exemplo: abstração seletiva e magnificação/minimização compõem a base dos transtornos de ansiedade. Também a depressão, o perfeccionismo, etc, tem os seus erros cognitivos específicos. Técnicas pontuais para lidar com os erros cognitivos.

12- A Contratransferência Cognitiva quanto a sua competência e adequação no uso da técnica em si e, principalmente, diante de seus pacientes. O equívoco de desafiar pans de ansiedade e raiva desconsiderando o esquema de vulnerabilidade, afoito por definir os esquemas primários.

13- Como e quando utilizar a Flecha Descendente. O prejuízo de usar a flecha descendente aleatoriamente ou como ferramenta de primeira escolha no gerenciamento de sintomas.

14- Esclarecer dúvidas e diminuir dificuldades em compreender: como identificar a Conceituação Cognitiva de seus casos clínicos por falta de entendimento sobre cada passo da mesma (crenças, suposições, regras condicionais e estratégias compensatórias).

15- Esclarecer dúvidas e diminuir dificuldades quanto a identificar, desafiar e reestruturar as Crenças Intermediárias e Centrais utilizando o Diagrama de Conceituação Cognitiva

16- Esclarecer dúvidas e diminuir dificuldades nas avaliações periódicas, generalização de ganhos e prevenção de recaídas.

17- O papel da Respiração de Proteção Total (RPT), criada por Arnaldo Vicente, no tratamento dos quadros de ansiedade, depressão e ideações suicidas e a forma de utilizá-la; seus fundamentos e resultados.

18- Esclarecer dúvidas e diminuir dificuldades nos protocolos para transtornos de: ansiedade, depressão, suicídio, alimentares, crianças e adolescentes, casal e transformação cognitiva em crenças sociais.

Conteúdo Teórico:

Apresentado em apostila fundamentada no Livro: Terapia Cognitiva – para Desafios Clínicos. Autora: Judith Beck. Editora: Artmed. Ano: 2007. Adaptada por Arnaldo Vicente, Especialista em Terapia Cognitiva.

Conteúdo Prático:

Apresentado em Kit de Formulários de Atendimento, baseados nas referências bibliográficas e no material teórico-prático desenvolvido por Arnaldo Vicente em seus atendimentos no Centro de Terapia Cognitiva Comportamental de Bauru, desde 1999.

Destinado à:

Psicólogos e Psiquiatras já formados em TCC.

 

Referências Bibliográficas: Desafios Clínicos, Terapia Cognitiva Teoria e Prática. Depressão Causas e Tratamento. A Mente Vencendo o Humor. Vencendo a Ansiedade e a Preocupação, com a Terapia Cognitivo-Comportamental. Terapia Cognitiva para os Transtornos de Ansiedade. Manual de Terapia Cognitivo-Comportamental para Casais e Famílias. Terapia Cognitivo-Comportamental para Pacientes Suicidas.  Terapia Cognitivo-Comportamental da Obesidade. Pense Magro. Terapia Cognitiva com Crianças e Adolescentes.

“CTCCBauru: desde 2002, formando e Informando TCC.”

“CTCC - A criação e a evolução do Centro de Terapia Cognitiva Comportamental de Bauru.”